Etec de Registro realiza o 3º Ciclo de Palestras

  • Professores da ETEC com os alunos organizadores do evento

Entre os dias 05 a 09 de setembro de 2016, foi realizado o 3º Ciclo de Palestras da ETEC DE REGISTRO, com o tema central: “TERCEIRO SETOR”, organizado pelos alunos do 2º módulo de Administração período da noite e sob as orientações dos professores Jucilene Ribeiro Machado e José Cristiano de Góis, contando com o apoio de todos os docentes da Unidade Escolar e do Diretor Mauro Sergio Adinolfi.

O público de aproximadamente 250 pessoas a cada noite, sendo alunos dos cursos de Administração, Contabilidade, Informática (cursos esses oferecidos pela ETEC DE REGISTRO), também estiveram prestigiando os alunos das salas descentralizadas de Cajati e Sete Barras, além dos alunos da UNISEPE, UNISA, empresários da comunidade local e região.

O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não consegue chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade, composto quase que, em sua totalidade, de mão-de-obra voluntária, pessoas que trabalham e não recebem remuneração para isso.

O terceiro setor é mantido com iniciativas privadas e até mesmo incentivos do Governo, com repasse de verbas públicas. As entidades do terceiro setor têm como objetivo principal melhorar qualidade de vida dos necessitados, sejam eles crianças, adultos, animais, meio ambiente, e etc.

As fundações, associações, instituições do terceiro setor estão muitas vezes envolvidas com obras de filantropia. É importante referir que as empresas que têm RESPONSABILIDADE SOCIAL também podem contribuir para uma sociedade mais equilibrada e justa.

Durante o evento tivemos oportunidade de conhecer um pouco dos trabalhos de algumas organizações não governamentais, como: O FAC-Fraterno Auxilio Cristão, O GAPC-Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer, O Projeto Velho Novo Jeans (Trabalho na Economia Solidária, construindo sua Autonomia Econômica), IDESC- Instituto para o desenvolvimento sustentável e cidadania do Vale do Ribeira.

Também aprofundamos nos temas: “Marco Regulatório do Terceiro Setor – Lei 13.019 – Desafios para as Organizações”, com o palestrante Dr. Edilson de Lara Elias, “ITG 2002-Norma Contábil Obrigatória no Terceiro Setor”, com o Diretor Social da ACOVALE, o Sr. Samuel Coppi, “Triangulo e o Sucesso Profissional”, com o professor e diretor administrativo da ETEC de Registro o Sr Kleber Lemos.

No DIA DO ADMINISTRADOR, 09 de setembro, data a qual a profissão foi regulamentada no Brasil no ano de 1965. Onde os primeiros administradores profissionais foram os que geriam as companhias de navegação inglesas no século XVII, estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.

Administrar envolve elaboração de planos, pareceres, relatórios, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Um administrador também precisa ser: proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor da promessa, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionários para que eles possam crescer junto com a empresa.

Não podemos esquecer de agradecer a todos os patrocinadores que confiaram na equipe organizadora, e também a todos que prestigiaram o evento, e convidamos para participarem no próximo ano do 4º Ciclo de Palestras.


Professores: Jucilene Ribeiro Machado / José Cristiano de Góis


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...