Comunicado da ETEC Registro Aos Pais

  • Saímos todos das nossas zonas de conforto para enfrentar um desafio em que cada um de nós é peça fundamental.

Registro, 27 de abril de 2020.

Senhores pais,

Estamos retomando as funções da escola, através da atuação virtual com o trabalho pautado em aulas online. Para isso, é importante apresentarmos algumas informações e orientações muito necessárias para facilitarmos e otimizarmos o trabalho conjunto de professores e alunos e vice-versa.

Estamos felizes por podermos retornar aos estudos e ao nobre trabalho de lidarmos e desenvolvermos os nossos conhecimentos de forma interativa com os alunos.

Desejamos que as relações virtuais sejam o mais produtivas possível e facilitem este novo processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno passa a ser mais protagonista, na medida em que precisa gerenciar a organização do seu espaço e do tempo disponível para realizar as atividades escolares. Saímos todos das nossas zonas de conforto para enfrentar um desafio em que cada um de nós é peça fundamental.

Assim:

1- Oriente seu filho a preparar-se adequadamente para as aulas do dia. É importante que acorde cedo como no presencial, e, em tempo de alimentar-se, de vestir-se adequadamente e de preparar o equipamento de trabalho.

2- Preparar-se adequadamente, significa usar roupas adequadas para o momento da aula, pois mesmo estando no conforto do lar, este é um horário de trabalho. Então, o aluno deve estar vestido adequadamente – (pode até usar a camiseta do uniforme nesse momento), fazer sua refeição antes de entrar em aula; não participar da aula comendo ou bebendo. Atitudes como essas poderão tirar a concentração e também prejudicar a compreensão dos conteúdos trabalhados. E isso será observado pelos professores.

3- Orientamos para que seu filho tenha um “cantinho” reservado para o momento de suas aulas. Que ele possa ficar concentrado, fora de interferências do ambiente e o mais confortável possível, sem relaxar-se completamente. Não aconselhamos participarem de aulas na cama ou no sofá!

4- É imprescindível que cada um cumpra seu horário de estudos. Nós cumpriremos o mesmo horário das aulas presenciais. Se você não teve acesso a ele, informamos que está disponível no site da escola http://www.etecregistro.edu.br. Busque -> Unidade e Horário de Aula.

5- As aulas serão desenvolvidas na plataforma TEAMS. Seu filho já está inserido nesse ambiente desde o dia 22.04.2020, quando retornarmos do recesso escolar e iniciamos as aulas on line.

6- Cada componente do curso de seu filho, gerou uma turma/sala - ambiente virtual. Assim, ele deve navegar por várias salas, tantos forem os componentes que ele tem neste ano letivo.

7- No período de 22.04.2020 até 30.04.2020, estamos num ambiente de acolhimento e ambientação na plataforma digital. Mas nesse período os alunos estão inseridos numa programação organizada pela nossa central em São Paulo – Coordenadoria do Ensino Técnico/CETEC, que constam de vídeos, palestras e materiais (como cartilhas), informativos sobre o trabalho online: seu perfil e características. Até o dia 06.05.2020, cada aluno deverá enviar 1 relatório para o Coordenador de seu curso com considerações sobre duas das atividades a que ele assistiu. Quanto a isso, nós os orientaremos diretamente nas salas de aula. Esse relatório deverá ser enviado até o dia 06.05.2020 e vai garantir a frequência do aluno no período dessas atividades – (22.04 a 30.04).

8- Ainda nesse período, além das atividades enviadas pela CETEC, os professores estão ofertando a revisão dos conteúdos e recuperação contínua, visando eliminar dúvidas que ficaram a respeito dos conteúdos estudados no período presencial.

9- A partir do dia 04.05.2020, iniciaremos a abordagem de novos conteúdos e as aulas seguirão o fluxo normal do trabalho, incluindo atividades avaliativas que estão sendo organizadas e serão posteriormente comunicadas.

10- Orientamos que seu filho acesse o TEAMS antes do início da aula, pelo menos 5 minutos antes do seu horário. Mas o equipamento já deve estar preparado para esse acesso.

11- As aulas on line terão a mesma duração (50 minutos para o diurno e 45 para o noturno), mas poderão ter uma redução do seu tempo de acordo com a necessidade do professor. Essa redução é para que tanto os professores quanto os alunos migrem de um ambiente para o outro referente à aula subsequente sem atrasos. Portanto, deve ser mínima.

12- Assim como nas aulas presenciais, além da frequência, a pontualidade também é muito importante nas aulas à distância.

13- Tanto a frequência quanto a pontualidade serão registrados automaticamente no Sistema online, observados e acompanhados da mesma forma que ocorriam no presencial. Por isso, é importante que o aluno mantenha-se conectado no tempo necessário possível e indicado pelo professor, e, acompanhe as orientações passadas.

14- Pedimos o reconhecimento de que estamos passando por um momento complicado, novo para todos nós, e isso exige esforço, responsabilidade e colaboração de todos. CONTAMOS COM VOCÊ.

15- Seu filho e sua família são muito importantes e peças fundamentais para que nosso esforço coletivo seja positivo e para que todos tenhamos sucesso nessa nova realidade.

Especificamente com relação às normas técnicas do uso da tecnologia da informação, algumas orientações também são necessárias.


16- As aulas online postadas pelos professores na plataforma TEAMS são de uso particular do professor. Elas foram colocadas exclusivamente para a ETEC de Registro. Por isso, não são permitidas gravações, cópias e/ou compartilhamentos sem a autorização do professor em/com outros ambientes e pessoas. Para facilitar, os professores gravarão suas aulas e as oferecerão aos alunos com dificuldades de acesso à internet. Por isso, é dispensável a gravação das aulas pelos alunos, pois essas ficarão à disposição e caso necessitem é só contatar o professor.

17- As aulas virtuais são espaços de aprendizagem, portanto devemos orientar para que os alunos não usem esse espaço para brincadeiras, piadinhas e outras atitudes. Cuidado! Algumas dessas brincadeiras podem ser entendidas como bulling virtual! É preciso que todos sejam cuidadosos, respeitosos e atenciosos uns com os outros.
Devemos evitar problemas! Uma atitude inadequada ou desrespeitosa pode ser punida de acordo com o Regimento Interno das ETECs do Centro Paula Souza, como por exemplo, com a suspensão do aluno para participar de algumas aulas. No perfil atual, a inabilitação virtual para algumas aulas, conforme a situação.

Estamos num momento de mudança de nossas atitudes frente à vida, frente ao mundo, frente ao outro! É preciso repensar nossas atitudes e visões de mundo. Precisamos ser mais conscientes de nossa importância em relação aos outros e o quanto nossas atitudes podem ajudar ou prejudicar as pessoas com as quais nos relacionamos.

SEJAMOS PONDERADOS, EQUILIBRADOS. É PRECISO SABER BRINCAR!

SEJAMOS PESSOAS DO BEM: AQUELAS QUE QUE RESPEITAM, ESTIMULAM E AUXILIAM O PRÓXIMO!

POR ESSA RAZÃO, SOLICITAMOS QUE ACOMPANHE NA MEDIDA DO POSSÍVEL E OBSERVE AS AÇÕES DE SEU FILHO DURANTE AS AULAS ONLINE, E O ORIENTE GARANTINDO QUE ESTEJA PROTEGIDO.


Informamos que seu filho estará recebendo nos próximos dias um Protocolo de uso e procedimentos no ambiente virtual regularizando as atitudes deles frente às mídias sociais, especialmente frente à Plataforma TEAMS.

Esperamos sua compreensão e desejamos um feliz trabalho a todos os pais - agora no acompanhamento direto às aulas e ao desempenho dos filhos! Se precisarem nos colocamos à disposição de todos.

Que Deus nos dê saúde, nos proteja neste momento tão delicado para todos e que em breve possamos nos reencontrar modificados e transformados para melhor, a fim de reconstruirmos o mundo e o torná-lo mais humano.

Direção e Coordenação da ETEC de Registro


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...