Alunos de Administração absorverem conceitos através da confecção de bonecos

No Técnico em Administração da ETEC de Registro, faz parte do curso o componente curricular "Técnicas Organizacionais", onde, resumidamente, a disciplina consiste em incluir no perfil profissional e pessoal do técnico em administração, responsabilidades, comportamentos e atitudes pertinentes ao profissional da área.

Os alunos ingressantes no primeiro módulo do curso, receberam como tarefa, artigos voltados a esses assuntos e após a leitura realizada em grupos, confeccionaram um boneco que procura representar toda a temática dos artigos.

Segue abaixo as temáticas desenvolvidas pelos alunos:

O administrador sempre deve estar atento as novas informações e aberto as novas mudanças. Utilizar de sua criatividade, agilidade, ser atento, ter ética profissional e buscar um bom desenvolvimento em grupo.
Deve também se adaptar as novas tecnologias e não deixar o passado tão longe do futuro. O campo empresarial está cada dia mais competitivo e com isso tem a necessidade de substituir o trabalho humano pelas máquinas. Resultando muitas das vezes na diminuição de postos de trabalho, gerando desemprego.

Com todo esse mercado competitivo, o administrador precisa ter uma visão global par analisar criticamente tudo o que pode gerar valor a sua empresa sem nenhum tipo de fronteira, informando-se sobre absolutamente tudo que há de mais inovador quanto em produtividade, quando em modelos de negócios.

O administrador experiente precisa desenvolver um cuidado para não ficar na mesmice, dificultando o progresso da empresa e ser mais uma vítima desse mercado competitivo e em constante mudança. Precisa sempre estar em busca do novo, procurando um bom desempenho em grupo, saber se adequar as novas formas de comunicação, usar sua autoridade da maneira correta, saber caminhar entre uma visão estreita e ampla, para não acabar fazendo sua própria carreira e empresa descarrilhar.

A internet hoje está cada vez mais envolvida nos meios de administração. O comercio eletrônico e o comportamento do consumidor on-line está cada vez mais diferenciado, a internet como alternativa de marketing e encontro de novos mercados são cada vez mais importante para as empresas. Os softwares estão cada vez mais sofisticados e a necessidade de treinamento é cada vez maior.

Esse treinamento é essencial para o administrador ter uma estrutura para saber o que é fútil e útil para o melhor desenvolvimento da empresa e suas necessidades. Estamos entrando na era da informação e da tecnologia. O administrador precisa se adaptar a esses novos modelos e saber lidar com seus efeitos colaterais. Todos esses novos desafios são cruciais para ter sucesso em seus objetivos e conseguir acompanhar o mercado de trabalho.”


Autores alunos do 1º Técnico em Administração: Adson Kaoai - Ana Cristina - Andressa Dias - Bianca Reis - Camila Soares - Christian Bianck - Giovana Mota – Inara Steffany - Kailane Cristina - Laysa Vitória - Leonardo Rosa - Marcelo Rozeno - Thiago Fernandes

--
O perfil desejado do administrador deve “mostrar” do que ele é capaz de fazer tanto nas organizações, quanto na vida em sociedade, incluindo conhecimento, valores, habilidades e atitudes.

O profissional precisa obter conhecimentos de finanças, marketing, produção, planejamento empresarial e recursos humanos. O conhecimento é a forma de construir uma carreira profissional e social; pois implica fatores que nos levam a aprender a viver em sociedade; o que requer muitas informações após o avanço global, e é nesta teoria que se constrói um administrador.

Um bom administrador é honesto, justo, ético, humano, visionário, compreensivo, organizado, analista crítico, buscando se aperfeiçoar; tem pensamento flexível e tem capacidade de refletir sobre a dignidade do trabalho e as necessidades essenciais dos seres humanos e com os aspectos morais aí envolvidos.


***Perfil Maria Sergina Gonçalves Santos (boneca)

Nasceu no dia 17/11/1988 na cidade de Registro/SP. Saiu de Registro para São Paulo-Capital em busca de melhores oportunidades aos 17 anos. Curso técnico em administração em 2006 na ETEC, prestando um estágio na empresa Imporium Tec Peças Automativas, trocando um salário que pagava o dobro do que o oferecido pelo estágio em busca de conhecimentos. Em 2012 se formou em Bacharel em Administração de Empresas. Após fazer fortuna, investindo na bolsa de valores, em especial por conta da explosão das ações da Magazine Luiza, em 2018 abandonou o cargo de vice-presidente na empresa na auql iniciou como estagiaria para abrir o Instituto Sergina Santos, empresa de iniciativa privada especializada em marketing, trabalha também com publicidade, treinamento de jovens profissionais e impulsão de pequenos negócios. Após 2 anos, conta com mais de 300 colaboradores, sendo 80% formado por jovens formandos e estagiários da área administrativa e contábil. O nome Sergina Santos é uma homenagem à sua avó, que ao chegar na viuvez, criou o pai de Maria e mais 5 filhos, com uma barra de feira.

Autores alunos do 1º Tec.Administração: Andryeisy Christine - Gabriel Soffiati - Hernani Patrick - Ingrid de Lima - Kethellyn Karoline - Livia Adorno - Mauricio Bertoldo - Nicolly da Luz - Rayane Karla - Thiago Pereira

--
Nos dias de hoje, o conceito de seleção natural passou a ser obsoleto, não são os “mais forte” que sobreviverão ao decorrer das mudanças que o mundo empresarial sofre, e sim os visionários. A proatividade está em alta! Pensando lá na frente, não precisamos esperar o “BOOM” da 4ª Revolução Industrial par tentarmos nos adaptar. A cada dia que passa, os conceitos de empresas, mercado, produto e etc... São atualizados, e é o nosso dever se adaptar a isso, para não ficarmos para trás nesse meio que está “correndo” em busca do novo.

Tendo em vista o cenário atual, a tudo que se relaciona a economia, empresas, contratantes e contratados, devemos além de tudo, dar atenção não só do produto final, mas também a como cada etapa do desenvolvimento econômico afeta pessoas como eu e você, que muitas vezes paga seus impostos em dia, e da mesma forma é atingido por crises circunstanciais, das quais nem fizemos parte. Temos que estar atentos a como isso afeta tanto a nós mesmos quanto ao nosso próximo. Em outras palavras, vamos apoiar até mesmo o nosso concorrente, pois se ele tiver perdas, isso de certa forma, também acarretará prejuízo para todos nós.

Ainda com o foco no futuro, nossos olhares empreendedores devem ter em vista a sustentabilidade, algo que está constantemente em ascensão no mundo dos negócios, obviamente usada pelas empresas como apelo a um marketing do qual até “ontem” nem era pautado nas reuniões. De qualquer forma, se queremos ter sucesso futuramente como administradores de empresas, devemos sim dar demasiada atenção a questões ecológicas, pois as mesmas são diariamente prejudicadas. Porém, isso deve ser feito por mais do que apenas uma boa campanha publicitária, e sim por pensar num futuro, onde o nosso retorno para com um planeta seja contabilizado ao impacto social e literal de forma positiva que teremos.

Com relação a tecnologia, parece que estamos sempre atrasados, pois a mesma chega a ser tão rápida quanto a velocidade da luz. O meio tecnológico é algo que devemos urgentemente aprender a manusear como ferramenta a nosso favor, para não ficarmos “OFF-LINE” em um universo que é dominado por ele. Queremos estar alertas para toda e qualquer plataforma, que nos auxilie com administradores de empresa e de nossos próprios negócios.

Por isso, finalizando, o administrador ou administradora do futuro deve estar desperto! Não espere algo da sua equipe que o leve a se questionar. Dê o pontapé inicial em manter o corpo empresarial todo motivado, fornecendo-lhe cursos de qualificação, flexibilidade, contribuição de novas ideias, brainstorming coletivo. Isso é o que nos fará ter sucesso, com selo de excelência no mercado.


Autores alunos do 1º Tec.Administração: Alana dos Santos - Any Francielly - Elidiane Moreira - Frank Yuji - Hiago Gabriel - Isabella Oliveira - Jonathan Leocadio - Nickolas Felipe - Yasmin Ribeiro


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...