Orientação Educacional

  • Atualizado em 23/01/2018 às 18:00:55
  • Diego Max


Links:


Por um choque de espanto e inveja nas escolas

Qual a melhor forma para estudar em casa?

Saiba quais são os 5 cursos mais procurados no Brasil

Orientações - Hábitos de estudo 1

Orientações - Hábitos de estudo 2


Matérias:





Reportagem:

Os gurus digitais criam os filhos sem telas
No Vale do Silício proliferam escolas sem tablets nem computadores e jardins da infância onde o celular é proibido por contrato



Trechos da reportagem:

No Vale do Silício proliferam escolas sem tablets nem computadores e jardins da infância onde o celular é proibido por contrato.

*

No Waldorf of Peninsula, uma escola particular onde são educados os filhos de administradores da Apple, Google e outros gigantes tecnológicos que rodeiam esta antiga fazenda na Baía de São Francisco, as telas só entram quando eles chegam ao secundário (o ensino médio).

*

"Se você coloca uma tela diante de uma criança pequena, você limita suas habilidades motoras, sua tendência a se expandir, sua capacidade de concentração" (Pierre Laurent, pai de três filhos, engenheiro de computação na Microsoft, na Intel e várias startups, e agora preside o conselho da escola).

*

Os adultos que melhor entendem a tecnologia dos celulares e dos aplicativos querem que seus filhos se afastem dela. Os benefícios das telas na educação infantil são limitados, argumentam, enquanto o risco de dependência é alto.

*

"Não temos telefones na mesa quando estamos comendo e só lhes demos celulares quando completaram 14 anos" ( Bill Gates, criador da Microsoft).

*

"Em casa, limitamos o uso de tecnologia para nossos filhos". ( Steve Jobs, criador da Apple - ele também proibia os filhos de usarem iPad.).

*

"Na escala entre doces e crack, isso (o uso excessivo de telas) está mais próximo do crack"( Chris Anderson, ex-diretor da revista Wired, bíblia da cultura digital).

*

O problema da relação das crianças com a tecnologia é que o ritmo vertiginoso em que se transforma dificulta a reflexão e o estudo (pesquisa da Common Sense Media, organização dedicada a ajudar as crianças a se desenvolverem em um mundo de mídia e tecnologia).

*

Estudos relacionam o uso excessivo de telefones celulares por adolescentes com falta de sono, risco de depressão e até suicídios.

*

As famílias com elevado poder aquisitivo têm mais facilidade para impedir que seus filhos passem o dia na frente de celulares. Enquanto os filhos das elites do Vale do Silício são criados entre lousas e brinquedos de madeira, os das classes baixa e média crescem colados em telas.

*

[A escola] Waldorf of Peninsula introduz as telas no secundário. [A escola] Hillview anuncia um programa pelo qual cada aluno tem um iPad. Na primeira, o visitante é recebido por um espantalho rústico, colocado em uma horta que os alunos cultivam. Na segunda, por uma tela de LED que expõe os comunicados do dia.

*

É uma luta desigual. Pais superatarefados contra equipes de engenheiros e psicólogos que projetam tecnologia para manter seus filhos viciados.

*

No ano passado, dois grandes investidores da Apple, a Jana Partners ea CalSTRS enviaram uma carta aberta aos chefes da empresa, pedindo que tomem mais medidas contra o vício das crianças nos celulares.

*

Reportagem completa em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/20/actualidad/1553105010_527764.html


Vídeo para refletir!!!


Uma geração que vai sofrer vários problemas psicológicos e emocionais, abandono, depressão. Imaginem como ela está se sentindo quando ajoelha ao lado chorando pedindo a atenção da mamãe ... é de cortar o coração.






A importância dos pais nos estudos


Fotos: