Confecção de bonecos ajudam alunos de administração a absorverem conceitos da disciplina de Técnicas Organizacionais

  • Alunos de administração do grupo Boneco Betina.

No Técnico em Administração da ETEC de Registro, faz parte do curso o componente curricular "Técnicas Organizacionais", onde, resumidamente, a disciplina consiste em incluir no perfil profissional e pessoal do técnico em administração, responsabilidades, comportamentos e atitudes pertinentes ao profissional da área.

Os alunos ingressantes no primeiro módulo do curso, receberam como tarefa, artigos voltados a esses assuntos e após a leitura realizada em grupos, confeccionaram um boneco que procura representar toda a temática dos artigos. Para alguns grupos foi permitido a utilização de recursos como tesoura, cola e outros materiais, já outros grupos não puderam usufruir desses recursos, sendo necessário utilizar a criatividade para desempenhar a tarefa.

As análises dos artigos em conjunto com a criação dos bonecos, como sempre, foi um show à parte, pois a ligação das discussões levantadas com as temáticas, demonstraram grande qualidade de ideias. Qualidade essa que a ETEC de Registro vem sempre procurando desenvolver em seu ensino ao longo desses dez anos.

Segue abaixo as temáticas desenvolvidas pelos alunos:

BONECO DE LATA

Tema: O ADMINISTRADOR DO FUTURO: QUEM É ELE?
"Ao receber essa pergunta através do artigo entregue na aula, nosso grupo tentou elaborar uma estratégia que além de mostrar a importância de adaptações, também nos tirasse da zona de conforto.

Devido aos materiais que não pudemos usar, o desafio se tornou maior e mais demorado, pois com o uso de utensílios que estamos habituados o trabalho sempre se torna mais prático.

De fato, adaptar-se é um desafio de sobrevivência e justamente por isso nossa ideia foi mostrar através do boneco a importância da mudança de rotina, e esse processo iniciou primeiramente em nós mesmos. Além de tudo, nosso projeto também deu ênfase a diferentes empresas e marcas, na intenção de mostrar o avanço que está sendo apresentado nos dias de hoje.

A experiência foi marcante e de extremo aprendizado pessoal e profissional, o mercado de trabalho têm nos exigido mais competência e adaptação onde quer que estejamos, não podemos nos acomodar em atividades leves, afinal, o mundo sempre está em constante mudança e é necessário agir como um camaleão e sobreviver a um ambiente hostil."

BONECO BETINA

"Betina é uma mulher casada, que possui dois filhos, tem sua casa própria, carro, e bens. Pode-se considerar muito bem sucedida. Ela trabalha na administração de uma multinacional, possui um cargo muito alto na empresa e chegou lá por méritos próprios.
Quando Betina iniciou nesta empresa, há três anos atrás, como auxiliar administrativa, já tinha formações na área, ela é formada em administração, e contabilidade, e mesmo depois de finalizar suas faculdades continua fazendo cursos para se especializar ainda mais na área que tanto ama. Sendo assim, foi subindo de cargo, até chegar aonde está hoje.

Betina não tem medo dos desafios, com características muito marcantes de uma boa empreendedora e administradora, ela enfrentou as dificuldades da sua vida para alcançar seus objetivos, não se deixou desanimar pelas injustiças e preconceitos que sofria por simplesmente ser uma mulher tentando crescer profissionalmente.

E mesmo depois de realizar tudo que tinha planejado para sua vida, ela ainda quer mais, quer ir além, tem sonhos, e mais projetos para o futuro."

BONECO DE PANO

"O grupo teve a possibilidade de usar todos os recursos necessários para a execução do trabalho. Resolveram fazer um boneco de pano do zero, fazendo cada detalhe nele na mão, onde todos os integrantes do grupo poderiam contribuir para esta confecção.

O tema era "O administrador do presente". Nós falamos muito que para ser um bom administrador é preciso ter responsabilidade, organização, flexibilidade, competência e ética.

O administrador deve decidir com assertividade e com rapidez, perseguindo continuamente o aprimoramento desta habilidade. O atual administrador deverá ter bem claro qual seu papel, que conhecimentos deve ter e quais habilidades lhe serão exigidas, para conseguir se sobressair num ambiente acelerado e de mudanças. O profissional contemporâneo deve sempre desenvolver um pensamento sistêmico, entendendo a organização como um todo.

O gestor deve conhecer as tecnologias disponíveis e os benefícios que podem trazer ao seu negócio, estar atento ao que é feito pelo mercado e principalmente quais são as tendências que devem impactar sua atividade. O profissional tenha e desenvolva, é importante que busque também crescimento pessoal, pois este irá impactar em suas atitudes e estas, por sua vez, influenciam diretamente os resultados, seja como líder ou como membro de uma equipe. Como líder, suas atitudes deverão inspirar os demais ao alcance dos objetivos pretendidos, mostrando os caminhos e os incentivando, desta forma, indo além da técnica. Aquele que consegue ser um estrategista capaz de conduzir sua equipe aos objetivos da organização, hábil e rápido para tomar decisões assertivas, atento às novas tecnologias, conciliando características de flexibilidade e inventividade para a solução de problemas do dia-a-dia, pode considerar-se um bom administrador."

BONECO: "BRAIN STORM"

"O que representa o "Brain Storm": O globo representando a globalização (mundo conectado na tecnológica). O celular demonstra o uso da internet, e a cabeça se abre para representar um administrador com uma mente aberta e a sigla "SABER" para demonstrar a competência do administrador.

Os materiais utilizados na confecção do "Brain Storm" foi um isopor para fazer o "esqueleto" e a massa de E.V.A para fazer as mãos e finalizando o acabamento. Para abrir e fechar a cabeça foi usado o módulo ESP 8266 para fazer o acesso remoto e utilizado o aplicativo blink para fazer a comunicação e controle do boneco. Na apresentação foi usado o tópico que melhor se identificava. Por fim esse experimento nos atribuiu conhecimento em tecnologia e um comportamento administrativo nas redes empresariais."


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...