Conheça o livro Desenhos Animados – Olhar Além da Tela - obra de Claúdio Pinto - Professor da ETEC de Registro

  • No livro o autor faz um resgate da história do cinema muito antes do século XIX.

Publicado pela Canal 6 Editora, nesta obra que sucede “Trabalho e Capitalismo Global – O mundo do trabalho através do cinema de animação”, volumes 1 e 2, do mesmo autor, Cláudio Pinto se dispõe a estudar com minúcia e propriedade a evolução, a influência e a possibilidade do uso de desenhos animados na educação formal. Comenta a evolução técnica da animação à luz da história, desde a primeira intenção de congelar momentos através da fotografia, até a alta tecnologia da animação digital

No livro o autor faz um resgate da história do cinema muito antes do século XIX, indo parar no tempo denominado de “arqueologia do cinema”. O objetivo, num primeiro momento, é mostrar que o uso de imagens (desenhos) com fim educativo remonta o século XVI - ainda no Renascimento Cultural e Científico - passando pelos séculos seguintes quando os cientistas, principalmente os físicos, procuraram renovar sua ensinagem com a intenção de incentivar e facilitar a aprendizagem dos conteúdos escolares.

A segunda intenção do autor é apresentar o nascimento do cinema de animação – particularmente desenhos animados – como categoria da sétima arte no início do século XX com o nascimento dos grandes estúdios e os incentivos financeiros particulares e estatais aos desenhistas do Japão, Estados Unidos, Canadá e do Leste Europeu.

Por fim, para os aficionados pela animação, o pequeno livro apresenta as principais criações – escolha pessoal do autor – desde 1920 até a era digital.

Uma obra rica em detalhes para os apreciadores da sétima arte e para os que a utiliza no âmbito profissional.

Cláudio é graduado em História e Pedagogia, com especialização lato sensu em Geografia, História e Artes - interações - UNISO/USP. Professor de História no Ensino Médio e associado da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Vale a pena conhecer mais essa obra de Cláudio Pinto.


Fotos:


    Aberto Processo Seletivo para Contratação de Professor na ETEC de Registro

    Publicado em 09/04/2024
  • A ETEC de Registro comunica a abertura de um Processo Seletivo para a contratação de Docente, com período de inscrições de 09 de abril até às 23h59 de 23 de abril de 2024.

    Vagas ...

    Comunicado: Início do Ano Letivo de 2024

    Publicado em 25/01/2024
  • Prezados alunos e pais...

    A ETEC de Registro comunica, que as aulas do ano letivo de 2024 serão iniciadas no dia 07.02.2024 (quarta-feira).

    HORÁRIOS

      1ª Chamada Para As Matrículas - Vestibulinho 1º Semestre De 2024 - ETEC Registro

      Publicado em 12/01/2024
    • A ETEC de Registro comunica aos convocados do Vestibulinho do 1º semestre de 2024, o período para a realização da matrícula e apresentação dos documentos:

      Data: de 15 a 16 de jan...