Projeto de alunos do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro é selecionado para concorrer na FETEPS deste ano.

  • Projeto: Transporte público para deficientes físicos, elaborado por alunos do curso Técnico em Informática da ETEC.

A Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps – é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs e Fatecs. A diversidade e a qualidade dos trabalhos expressam os projetos pedagógicos de seus cursos técnicos e tecnológicos que têm, entre seus objetivos, o desenvolvimento da visão empreendedora, criativa e científico-tecnológica. Neste ano de 2017, a Feteps irá contar com sua primeira edição virtual.

Para concorrer, os trabalhos devem se enquadrar em um dos eixos temáticos, que englobam áreas como saúde, hospitalidade, gestão e comunicação, entre outros. Sendo permitidos até três alunos por projeto, bem como um orientador e um co-orientador, compondo uma equipe de, no máximo, cinco pessoas.

Entre 29 de maio a 30 de junho, foi o período para as inscrições dos projetos pela internet. A divulgação dos trabalhos selecionados ocorreu no dia 1º de agosto. O projeto “Transporte público para deficientes físicos” elaborado pelos alunos: Henrique Imanobu, Moises Junior, Jonas Gabriel e Guilherme Messias do curso Técnico em Informática da ETEC de Registro, sob orientação dos professores responsáveis pelo planejamento do trabalho de conclusão de curso, Ramon Trigo e Luiz Cláudio, foi selecionado e está concorrendo com mais 20 projetos do eixo Informática e Ciências da Computação de outras ETECs.

Os alunos desenvolveram um aplicativo para celular para auxiliar deficientes físicos a usarem o transporte público com mais eficiência e comodidade. Através de um QR Code o próprio cadeirante pode acionar o mecanismo de subida no meio de transporte, possibilitando assim mais autonomia e acessibilidade para a pessoa com deficiência.

Agora, os estudantes devem produzir dois vídeos: um de 30 segundos, apresentando brevemente o projeto, e outro de até 3 minutos explicando mais profundamente os objetivos e os resultados do trabalho. Será preciso também preparar um resumo e dados da proposta para a elaboração de um banner digital.

Os projetos escolhidos serão expostos virtualmente de 2 a 20 de outubro. No site da Feteps, os visitantes poderão caminhar pelos estandes em um cenário virtual, ter acesso aos banners, assistir aos vídeos dos projetos e selecionar seus temas favoritos por meio de um menu inteligente.

Com as mudanças na feira surgem duas novas premiações. Neste ano, além da escolha dos melhores estudos de cada eixo tecnológico, dos melhores trabalhos de inclusão social e do projeto mais inovador, haverá também o prêmio de melhor vídeo e o vencedor da votação popular, que será feita no Youtube.

A divulgação dos vencedores ocorrerá em 20 de outubro e uma cerimônia de premiação será realizada no dia 25, na sede do Centro Paula Souza, na Capital.

Além de alunos das Etecs e Fatecs participam da mostra estudantes de instituições de outros Estados e países. Na edição passada da mostra, em 2016, foram expostos 210 trabalhos de Etecs e Fatecs, 6 projetos de outros países (Chile, Colômbia, México e Perú) e 3 de instituições do Amazonas.

O novo formato da feira, em sua 11ª edição, vai ao encontro do uso crescente das plataformas digitais pelos jovens brasileiros, entre eles os alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

“Estamos seguindo um caminho apontado pela própria feira nos últimos anos, com uma presença muito forte de projetos ligados à informática e a aplicativos digitais”, conta Marcia Fumanti, que integra a comissão organizadora da Feteps. “Com os vídeos, acreditamos que os alunos apresentarão ainda mais criatividade e inovação e poderemos atingir mais pessoas”, completa.

Parabéns aos alunos e professores pelo ótimo trabalho desenvolvido durante o curso. Estamos torcendo pelo projeto!

fontes: http://feteps.cps.sp.gov.br/


Fotos:


    Alunos de Administração e Comércio participam da 2ª Sessão de Negócios, uma iniciativa do SEBRAE Registro com o apoio direto da Agência INOVA Paula Souza

    Publicado em 23/04/2018
  • No dia 13 de abril, sexta-feira, aconteceu a 2ª Sessão de Negócios Multisetorial no Rotary Club Registro Ouro. Uma iniciativa do SEBRAE Registro com o apoio direto da Agência INOVA Paula Souza, co...

    Doações arrecadadas durante a Atividade Receptiva Solidária da ETEC são entregues às Entidades Sociais

    Publicado em 20/04/2018
  • Nas semanas dos dias 10 e 18 de abril, foram realizadas as entregas dos alimentos e materiais de limpeza arrecadados durante a Atividade Receptiva Solidária dos cursos Técnicos, Ensino Médio...

    Realizada reunião com as chapas do grêmio estudantil 2018 da ETEC de Registro

    Publicado em 06/04/2018
  • No dia 27 de março, terça-feira, foi realizada a reunião com as chapas do grêmio deste ano de 2018. Na reunião os alunos foram orientados sobre a importância do grêmio na escola, como organizar...